27 de fevereiro de 2014

Carnaval

COMO CALCULAR A DATA DO CARNAVAL:
O carnaval está entre as festividades ou feriados em que ocorre em datas móveis. Por isso, para muita gente ainda persiste o mistério em saber porque a data do carnaval varia de ano para ano. O cálculo da data do carnaval se realiza por motivo do dia da Páscoa. Ele ocorre sempre 7 (sete) domingos antes do domingo de Páscoa.
A história do Carnaval é alvo de muita discussão. Não se sabe exatamente quando ele surgiu. Sua origem pode estar ligada aos cultos agrários que pediam boas colheitas, ainda no período neolítico. Uns dizem que a festa surgiu no antigo Egito, outros que foi na Europa medieval... Mas é provável que o Carnaval tenha se originado no Império romano, antes do nascimento de Cristo. Nessa época, celebravam-se as Saturnálias, festas em homenagem ao deus Saturno, que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. 
As aulas na Escola Vespasiano retornam no dia 06 de Março.
Bom Carnaval a Todos.
 

14 de fevereiro de 2014

Poetas Brasileiros

As Pombas

Vai-se a primeira pomba despertada…
Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada.
E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada.
Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;
No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem… Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais.

Raimundo Correia

VOLTA AS AULAS



Começou-se no dia 05 de fevereiro na Escola Estadual Vespasiano Martins, o ano letivo de 2014. Nos dias 03 e 04 houve-se a Jornada Pedagógica, primeira formação continuada da SED, com a participação de todos os professores. Como convidados, houve a participação do Pastor Claúdio e o Frei Luciano, para um Ato Ecumênico. Também ocorreu apresentação dos professores, dos funcionários em geral e os novos professores.