Histórico da Escola

PATRONO DA ESCOLA

VESPASIANO BARBOSA MARTINS

1889- Nasceu em 4 de agosto na fazenda campeiro, região da Vacaria MS.
1902 a 1904- Estudou em Uberaba.
1904 a 1909- Terminou o curso ginasial no colégio São Gonçalo, dos salesianos em Cuiabá.
1915- Formou-se, com distinção, médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
1917- Casou-se com Dona Celina Baís, com quem teve quatro filhos, Célia, Nelly, Ruth e Hélio.
1925- Excelente Clinico, se aperfeiçoou em cirurgia em Berlim e Paris.
1925 a 1929- Fixa-se em São Paulo onde monta sua Clínica e chega a ser diretor clinico do Hospital Alemão.
1929- Retorna a Campo Grande, onde se candidata a prefeito e desenvolve atividade na maternidade, sendo também diretor clínico da Santa Casa.
1931- Assume a prefeitura de Campo Grande em 25 de junho.
1932- Com a Revolução Constitucional deflagrada em São Paulo a 9 de julho, houve a divisão do antigo Mato Grosso ficando o Sul com sede em Campo Grande. Em 11 de julho, Vespasiano Martins assume o governo. Em Outubro, com o fracasso do movimento revolucionário, Doutor Vespasiano seguiu para a República do Paraguai onde permaneceu por cerca de oito meses.
1934- Eleito Senador da República, cargo que exerceu até novembro de 1937 quando Getúlio Vargas dissolveu o congresso.
1941- Assume em 1º de setembro o governo de Campo Grande onde permanece até 12 de setembro de 1942.
1945- Eleito novamente senador da República sob a legenda da “União Democrática Nacional” – UDN, da qual foi um dos fundadores em Mato Grosso. Cumpriu mandato de oito anos, exercendo no Senado cargo de secretário da mesa diretora.
1953- Instalação do Grupo Escolar “Senador Vespasiano Martins”. – 26 de agosto. Atual Escola Estadual Vespasiano Martins.
1965- Faleceu em Campo Grande em 14 de Janeiro. 


HISTÓRICO DA ESCOLA VESPASIANO MARTINS

A Escola Estadual Vespasiano Martins foi criada em 27 de fevereiro de 1986, por meio do Decreto nº 3.484, processo nº 13/00276/86, emitido pelo então Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, conforme os incisos III e VI do artigo 58 da Constituição Federal.

Está situada na Avenida São Paulo, no Distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, às margens da rodovia MS-162, no quilômetro 32. A escola conta com oito salas de aula, uma Sala de Tecnologia e uma Sala de Recursos, destinada ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais, oriundos do Distrito, das regiões adjacentes, da área rural e da Usina de Álcool e Açúcar CBAA/AGRISUL.

Atualmente, a unidade escolar atende aproximadamente 400 estudantes, distribuídos nos dois turnos de funcionamento e na extensão localizada na Aldeia Lagoinha. São oferecidas as seguintes modalidades de ensino: séries finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio regular (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O quadro de colaboradores é composto por 10 funcionários administrativos atuando em diversos setores e por 20 docentes na sede da escola polo, além de 7 professores na extensão. A instituição é dirigida pelo professor Nelson Ricardo dos Santos Valensuelo.

A escola desenvolve diversos projetos voltados à educação para o trânsito, meio ambiente, música na escola e horta escolar. Também mantém parcerias com a Prefeitura Municipal, o comércio local e participa de programas da Secretaria de Estado de Educação.

Sua filosofia é educar para a vida e para o exercício da cidadania. Seus valores fundamentais são a ética e o comprometimento com o fazer pedagógico. Sua missão é oferecer um ensino de qualidade, e seu lema é: “Todos educando para o sucesso”.

A escola conquistou avanços em sua classificação, sendo atualmente considerada de categoria C. Participa ativamente de competições, olimpíadas, concursos e jogos esportivos, sempre com representação destacada e premiações, graças ao empenho constante da equipe escolar.

Destaca-se ainda pela parceria com ex-integrantes da comunidade escolar, que, movidos pelo carinho e respeito à instituição, prestam serviços e doações voluntárias, conforme suas possibilidades, fortalecendo o bom andamento das atividades escolares.


Atualizado em 01/07/2025