Histórico da Escola

PATRONO DA ESCOLA

VESPASIANO BARBOSA MARTINS

1889- Nasceu em 4 de agosto na fazenda campeiro, região da Vacaria MS.
1902 a 1904- Estudou em Uberaba.
1904 a 1909- Terminou o curso ginasial no colégio São Gonçalo, dos salesianos em Cuiabá.
1915- Formou-se, com distinção, médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
1917- Casou-se com Dona Celina Baís, com quem teve quatro filhos, Célia, Nelly, Ruth e Hélio.
1925- Excelente Clinico, se aperfeiçoou em cirurgia em Berlim e Paris.
1925 a 1929- Fixa-se em São Paulo onde monta sua Clínica e chega a ser diretor clinico do Hospital Alemão.
1929- Retorna a Campo Grande, onde se candidata a prefeito e desenvolve atividade na maternidade, sendo também diretor clínico da Santa Casa.
1931- Assume a prefeitura de Campo Grande em 25 de junho.
1932- Com a Revolução Constitucional deflagrada em São Paulo a 9 de julho, houve a divisão do antigo Mato Grosso ficando o Sul com sede em Campo Grande. Em 11 de julho, Vespasiano Martins assume o governo. Em Outubro, com o fracasso do movimento revolucionário, Doutor Vespasiano seguiu para a República do Paraguai onde permaneceu por cerca de oito meses.
1934- Eleito Senador da República, cargo que exerceu até novembro de 1937 quando Getúlio Vargas dissolveu o congresso.
1941- Assume em 1º de setembro o governo de Campo Grande onde permanece até 12 de setembro de 1942.
1945- Eleito novamente senador da República sob a legenda da “União Democrática Nacional” – UDN, da qual foi um dos fundadores em Mato Grosso. Cumpriu mandato de oito anos, exercendo no Senado cargo de secretário da mesa diretora.
1953- Instalação do Grupo Escolar “Senador Vespasiano Martins”. – 26 de agosto. Atual Escola Estadual Vespasiano Martins.
1965- Faleceu em Campo Grande em 14 de Janeiro. 


HISTÓRICO DA ESCOLA VESPASIANO MARTINS
29 ANOS

A Escola Estadual Vespasiano Martins foi criada em 27 de fevereiro de 1986, através do decreto nº 3.484 processo nº 13/00276/86, por decreto do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições inciso III e VI do artigo 58 da Constituição Federal.
A Escola está situada na Avenida São Paulo, Distrito Quebra Côco - Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, conta com 08 salas de aula, 01 Sala de Tecnologia e 01 Sala de Recurso, destinada a atender estudantes com necessidades educacionais especiais, oriundos do Distrito e regiões adjacentes, área rural e da Usina de Álcool e Açúcar CBAA/AGRISUL.
Oferece a educação básica nas etapas do Ensino Fundamental, Médio e nas etapas da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio e conta com Extensão Alagoinha que oferece Educação de Jovens e Adultos.
A estrutura física conta ainda com secretaria, Sala de Direção, Sala dos Professores, Sala de Coordenação, Cozinha e Quadra de Esporte Coberta.
A equipe docente é composta por 24 professores qualificados para educação básica. A equipe de técnico administrativo é de 13 funcionários. O número total de estudantes atendidos é de 240 distribuídos nos dois turnos de funcionamento.
Gestor da instituição é o Professor Gerson de Lima Furtado, a Coordenação Pedagógica a Professora Devanir Ferreira Gomes Zampieri, Gerenciador de Tecnologias o Professor Odenir Escobar Moraes. O propósito contido no plano de gestão escolar engloba a integração com a comunidade, visando o acesso dos estudantes, oferecendo uma educação de qualidade, bem como vai de encontro com o lema da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul
"TODOS EDUCANDO PARA O SUCESSO".