8 de dezembro de 2012

VISITA A HIDRELÉTRICA DE JUPIÁ-CESP

A visita de campo a Usina Hidrelétrica de Jupiá-CESP ocorreu no dia 05 de dezembro sendo um Projeto desenvolvido pelas professoras Márcia Gomes (Biologia) Maria Aparecida Ortega Navarro (Geografia) e Querlei Daniela Pit Cabbau(Progetec-STE)nas turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. No entanto, com o desenvolvimento do Projeto Escolas Sustentáveis Com Vida também estendeu-se a participação a alguns estudantes do 6º e 9ºano. A saída rumo a Três Lagoas ocorreu as 02:00 da manhã, já que o horário marcado para a chegada era as 09 horas da manhã.
Os estudantes foram acompanhados pelo Diretor Gérson Lima Furtado, professor Odenir Moraes(Eixos Terra-Vida-Trabalho), Márcia Gomes(Biologia) Maria Aparecida O.Navarro, Querlei Daniela Pit Cabbau(Progetec), Elis Regina(Coordenadora de área de Matemática), Sandra Braga(Presidente da APM) e das mães Josiane Yurico Hirota Kamada e Celita de Almeida.
O roteiro de visitas iniciou as 9 horas da manhã com a recepção do funcionário Antonio Carlos Santos (relações públicas da empresa CESP),e que apresentou no auditório vídeos informativos sobre a história da construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, vídeos educativos sobre formas de economizar energia.
Posteriormente passou-se a visita pelas dependências da Hidrelétrica e sempre ressaltando as questões de segurança que precisariam ser seguidas pelos estudantes, professores,pais e Direção.
Horário de almoço e intervalo
A 13 horas ocorreu a visita a Estação de Aquicultura e Hidrobiologia de Jupiá, que é responsável pela produção de alevinos(peixes) de oito espécies que são devolvidos ao longo do rio a fim de recompor a fauna, como também ao laboratório que conta com várias espécies de peixes da região.A Estação de Aquicultura de Jupiá é responsável pela produção de alevinos para suprir as Usinas Porto Primavera, Três Irmãos e Jupiá.
As 14:30 também ocorreu a visita ao Viveiro em que são produzidas mudas para reflorestamento das regiões onde a CESP atua.
Ao final da visita ao viveiro recebemos do Senhor Antonio Carlos quatro mudas de Ipê(amarelo, rosa, lilás e branco)para que façamos o plantio como símbolo da visita a Hidrelétrica de Jupiá-CESP.
Ainda visitou-se o Parque Aquático Municipal de Três Lagoas.
A visita a Usina Jupiá -CESP reforçou os valores de compromisso da empresa CESP de preocupação com a sustentabilidade, cultura de organização, limpeza, compromisso, segurança, de projetos sociais e da preocupação de melhorar e contribuir com o meio ambiente. Acreditamos enquanto Escola que a experiência de ter visitado a Usina de Jupiá - CESP, ainda mais nos encoraja a acreditarmos que a Educação também ocorre fora da sala de aula. Ressalta-se que as visitas de campo são aulas práticas que engrandecem, reforçam os conhecimentos dos estudantes e dão-lhes subsídios para que suas visões de mundo sejam ampliadas e desta forma, a Escola como Instituição de ensino contribui para que os estudantes busquem novos objetivos, demonstrem valores aprendidos de organização, respeito, responsabilidade, compromisso para com o meio ambiente e assim pratiquem ações de cidadania.