3 de abril de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA - 2012

No dia trinta de março de dois mil e doze, sexta-feira , reuniram-se na Escola Estadual Vespasiano Martins nos turnos matutino e vespertino, direção, coordenadores de área de Matemática, Língua Portuguesa, Gerenciadora de Tecnologias e Recursos Midiáticos e professores com a finalidade de desenvolverem a primeira etapa da Formação Continuada-2012, referente ao Currículo.
Inicialmente o Diretor Gérson Lima Furtado apresentou a CI Nº 22 que trata sobre a Formação Continuada aos professores da Rede Estadual de Ensino, como também reiterou a importância que a mesma tem na promoção da melhoria da qualidade do processo do ensino-aprendizagem.
Nos turnos matutino e vespertino o estudo teve como base o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul do Ensino Fundamental e Ensino Médio/2012 em que foram abordados os conteúdos: Educação, escola e currículo; Ensino Fundamental; Alfabetização e letramento; Ensino Médio; Formação cidadã; Protagonismo juvenil; Mundo do trabalho; Ensino Médio integrado à educação profissional; Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva; Educação básica do campo; Educação escolar indígena e relações étnico raciais e quilombolas;Educação em regime de privação de liberdade; Educação para a igualdade de gênero; Educação ambiental; Educação para o trânsito; Educação em tempo integral; A inserção das tecnologias educacionais no fazer pedagógico.
A metodologia utilizada para o trabalho com os professores foi:
• Divisão em grupos, sendo que o número de componentes foi determinado pelo teor do assunto a ser abordado. Os professores foram orientados a realizar inicialmente a leitura dos textos, demarcando os pontos relevantes, e socialização do conteúdo estudado aos demais colegas através de cartazes e de seminário gerando oportunamente debates e a crítica.
A equipe técnica pedagógica considerou a Formação Continuada neste dia de suma importância, pois fora um momento de parada para estudo e reflexão do fazer pedagógico na Escola.